Para conhecer a história do Centauro Motor Clube, temos que antes conhecer a história do Sr. Eloy Gogliano.. Paulistano do Brás, nascido em 7 de outubro de 1914, filho de italianos, começou sua vida profissional aos 16 anos, na loja "Irmãos Gogliano- Artigos Domésticos". Mas o que ele gostava mesmo, era assistir as corridas de carros e principalmente de motocicletas !
Ia frequentemente às pistas da Lapa e do Pacaembú ver as motos!
Finalmente, aos 23 anos, comprou sua primeira moto. Uma Moto Guzzi 150 cc ano 35, que custou um conto e quinhentos !! Foram muitos passeios, viagens e aventuras.
Após a guerra, já com uma DKW 250 de competição, iniciava sua carreira de piloto, em 1947. Sua primeira prova foi uma corrida de rua, na Av. Afonso Pena, e... Eloy venceu !! Isso fez com que ele e o motociclismo nunca mais se separassem !! No ano seguinte, venceu o Campeonato Paulista na categoria 500 pilotando uma BMW 500cc.
Em 1949, fundou o Centauro Moto Clube e criou a primeira revista especializada em moto do Brasil. A "Motociclismo".
Com a força do Centauro Motor Clube, o motociclismo nacional começou a se evidenciar ! Fomos destaque nas 100 milhas Argentinas, com as vitórias de Caio Marcondes na categoria 200cc e de Edgard Soares na 500cc ! Em 1952, realizava a primeira "24 Horas de Interlagos" com 57 motos e 114 pilotos inscritos ! Em 1958, foram proibidas as importações de motos no Brasil , e então a saída foi promover corridas de motonetas, que já eram fabricadas aqui.
Em 1964, reabertas as importações, inicia-se uma nova fase no motociclismo brasileiro. A invasão das japonesas !!
Nos anos 70, Eloy consegue realizar seu grande sonho de ver finalmente nosso motociclismo explodir !
Com o mercado aquecido, grandes provas promovidas pelo Centauro Motor Clube e a Confederação Brasileira de Motociclismo (ou seja Eloy), como as 500 Milhas de Interlagos e grandes pilotos como Jacaré, Denísio Casarini, Tucano, Edmar Ferreira, Adú Celso e outros, ganhamos então, destaque internacional !
Eloy foi presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) de 1972 até 1985.
Com uma vida inteira dedicada ao motociclismo ("não consegui nem casar" dizia Eloy), devemos dar graças ao seu imenso trabalho, quando vemos o piloto de Motovelocidade Alexandre Barros e o jovem talento Eric Granado e tantos outros pilotos que lutam até hoje , mas atualmente sem poder contar com "Seu" Eloy, que faleceu em 1997 aos 83 anos.
Foram 60 anos de dedicação e amor às motocicletas e às competições !! Seu último passeio de moto foi em Interlagos em 1980, numa Honda CB 400. Nos deixa muitas saudades, e uma marca registrada !
A bandeirada da vitória ... com seu salto, agitando a bandeira quadriculada que ficará gravada para sempre em nossa memória !
O Centauro Motor Clube, foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) , da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) , da Liga Desportiva de Automobilismo (LDA) e da Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).
José Roberto Beilstrein
Presidente