top-cmc.png

Tire todas suas dúvidas e conheça sobre a Placa de Colecionador 

 

WhatsApp (11) 9.6152 1821 

 

Agende a Vistoria presencial conosco

placas-mercosul-colecionador-otimizado.png
placapreta.png
placa-preta-1.png
beneficiosFPA.png

Certificação para CARROS E PICK-US, MOTOS, CAMINHÃO E ÔNIBUS e Re-Certificação para manter a PLACA PRETA

 

* incluso anuidade Edição Especial 73 anos de Centauro Motor Clube válida por 05 anos.

 

Segundo carro, moto ou Caminhão/Ônibus (mesmo proprietário) desconto exclusivo  

 

 

Por que a placa de colecionador foi criada, qual principal objetivo?

Com o novo Código Brasileiro de Trânsito de 23/9/1997 (Lei 9.503), os veículos antigos não poderiam continuar circulando, pois, a nova legislação passou a exigir algumas modificações e adaptações que descaracterizariam sua originalidade. A placa preta foi criada para agregar valor histórico a veículos antigos com mais de trinta anos mantendo os mesmos com as suas características originais de fábrica sem a necessidade de adaptações como o cinto de segurança de três pontos, espelho retrovisor lateral e encosto de cabeça. A placa preta também livra o veículo de inspeções veiculares (que serão obrigatórias para todos os carros em breve) em todo o País.

 

PLACA PRETA até JAN/2020 , Após Padrão Mercosul com Letras Cinza e Fundo Branco, e a partir de 01/06/22 Fundo Preto e Letras Brancas

A placa preta é uma identificação visual exclusiva para veículos de coleção acima de 30 anos. Os veículos que a possuem tem maior valor histórico e financeiro e os que tiverem o selo ouro fornecido pelo CENTAURO MOTOR CLUBE podem participar de concursos de elegância e originalidade no Brasil e no exterior.

 

Foi criada após o novo Código Brasileiro de Trânsito de 23/09/1997 (Lei 9.503) entrar em vigor. Com as novas regras de segurança, os veículos antigos necessitariam passar por modificações e adaptações que descaracterizariam sua originalidade, além da dificuldade na instalação em alguns modelos, como o cinto de segurança de três pontos, encosto de cabeça, espelho retrovisor lateral, Break Light entre outros itens que se tornaram obrigatórios segundo a legislação.

 

Para o veículo receber a placa preta, precisa ser avaliado e aprovado por uma entidade certificadora credenciada pelo DENATRAN, somos filiado á FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS e na FEDERAÇÃO PAULISTA DE ANTIGOMOBILISMO Estamos aptos para examinar os itens obrigatórios e a segurança de veículos antigos de qualquer marca ou modelo, nacionais ou estrangeiros, tanto para a obtenção e manutenção da placa preta, quanto para regularizar a importação de veículos com mais de trinta anos.

 

Uma das razões para colecionadores e admiradores desejarem a placa preta é a valorização que ela proporciona. Ela também livra o veículo de inspeções veiculares de emissão de gazes (que serão obrigatórias para todos os veículos nos próximos anos em todo o país) e em caso de acidente com perda total o veículo terá a avaliação de veículo antigo de coleção e não de carro velho, podendo ser apresentado a nossa avaliação do valor real em caso de necessidade judicial.

 

 

Certiticação de Veículo Antigo de Coleção

É o certificado que autoriza a alteração do documento no campo Espécie/Tipo - Passageiro/Automóvel para COL/Automóvel, ou seja, Veículo de Coleção. O certificado é um documento oficial que tem validade de 05 (cinco) anos e a renovação se dá através de uma nova vistoria. Para obtê-lo o proprietário do veículo deve ser associado a um clube certificador, permitindo que seu veículo integre a uma coleção. Caso o veículo seja vendido, o novo proprietário deverá filiar-se a um clube certificador para validar o certificado.

Primeiro o veículo precisa obter a certificação de veículo antigo de coleção através de um clube certificador, seguindo os critérios da legislação, Resoluções 56 e 127 do CONTRAN

  • Ter sido fabricado a mais de 30 (trinta) anos (critério objetivo).

  • Preservar as características originais de fabricação com no mínimo 80%.

  • Pertencer a uma coleção (através de um clube certificador).

Em posse do Certificado de Originalidade o proprietário deverá providenciar junto a um despachante ou diretamente no DETRAN/CIRETRAN da sua cidade a obtenção da Placa Preta.

 

Legislação

Código Brasileiro de Trânsito: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm

Resolução nº 56 do CONTRAN, alterada para a Resolução nº 127 do CONTRAN: http://www.denatran.gov.br/resolucoes

 

NOVA RESOLUÇÃO 25/05/2022

Foi publicado no Diário Oficial da União a Resolução 957, que dispõe sobre os requisitos para registro e licenciamento de veículo de coleção. Ela vem em substituição à Resolução 56, publicada em 1998.

 

Você pode acessar o conteúdo da Resolução na íntegra em: https://www.in.gov.br/.../resolucao-contran-n-957-de-17...

 

Despachantes podem fornecer a certificação?

Não! Somente os Clubes de Carros Antigos, devidamente credenciados pelo Denatran é que podem fazer as vistorias e expedir os Certificados de Originalidade para os veículos antigos.

Porém, os despachantes podem te auxiliar no emplacamento da placa preta, após o veículo ser certificado pelo clube credenciado no DENATRAN.

 

O certificado tem validade?

Sim, a certificação tem validade de 05 (cinco) anos da data de emissão, após esse período, o veículo deverá passar por nova vistoria pelo clube certificador para receber a certificação atualizada e ter o direito de permanecer com a placa preta.